Vivacor Ambiental

Como Descartar o Lixo Eletrônico?

Como Descartar o Lixo Eletrônico?

Boa parte dos consumidores não sabe o que fazer com os aparelhos eletrônicos quando eles ficam velhos ou inutilizáveis. Aparelhos, carregadores, baterias e afins não podem ser descartados no lixo comum e devem ser reciclados para evitar danos ao meio ambiente.

Estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições e podem provocar contaminação de solo e água. Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. O lixo eletrônico é composto também por grande quantidade de plástico, metais e vidro, materiais que demoram muito tempo para se decompor no solo.

Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem. Celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular. Elas encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente. Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso, para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, você ajuda pessoas que precisam.

Consciente da sua responsabilidade em relação ao meio ambiente a Vivacor Gráfica separa e armazena em local seguro e apropriado tanto os resíduos líquidos como os sólidos no processo de impressão para a coleta por uma empresa especializada. Outra ação de responsabilidade ambiental é a separação e venda de aparas de papel para um empresa de reciclagem. As máquinas e os equipamentos de impressão seguem as orientações de manutenção e destino especificadas pelos seus fabricantes.

Lembre-se: o primeiro passo para evitar a poluição do meio ambiente é fazer a coleta seletiva em casa, na escola e nas empresas. O lixo eletrônico deve ser separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis como papel, plástico, vidro e metal.
 

Lixo Eletrônico
Segundo dados do Pnuma (Programa da ONU para o Meio Ambiente), entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico. A cada ano o país descarta 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares e 17,2 mil toneladas de impressoras.

 



Deixe uma resposta

© Copyright 2014 | Vivacor Gráfica – Todos os Direitos Reservados.

Topo